10 músicas que já cantaram pra mim

LISTAS E MÚSICA

Há tempos venho fazendo essas listinhas de dez itens com um tema em comum. Gosto tanto disso que iria adorar se me chamassem para escrever aquela listinha da revista Domingo, do JB… (Hehehe…) Acho que a graça no formato está justamente na ausência de maiores detalhes. E no fato de que o significado não está em cada item, mas no todo, que você tem que captar e interpretar, à sua maneira. Mas acho que esta lista a seguir merece uma pequena explicação. Então, vamos lá…

Já falei aqui algumas vezes sobre minha relação com as palavras. Como lido com elas e como sou apaixonada por elas (apesar dos pesares). Mas acho que nunca falei a respeito da minha paixão pela música. Não sou o tipo de pessoa que simplesmente gosta de música. Costumo dizer sempre que sou viciada nisso, por não conseguir viver sem e pelo tamanho prazer que me faz sentir. Quanto mais, melhor. Quanto mais alto, melhor. Sou do tipo que se emociona pela música em si, e não por ela lembrar algum namoradinho do passado, ou algo assim. Cheguei a chorar na primeira vez que ouvi ao vivo uma bateria de escola de samba – logo eu, que não gosto de samba. E ainda fico com um nó na garganta cada vez que vou a um show de alguma banda que gosto e sinto o grave batendo no peito. Às vezes, chego a achar que minha vida não apenas tem a música como trilha sonora, mas é guiada por ela. (Não tentem entender, é coisa de maluco mesmo…)

No entanto, quando pensei nas dez – e tive que me conter para não citar mais – músicas abaixo, não pensei nas melodias ou nas letras em si, mas no significado que cada momento e cada pessoa envolvida teve ou tem na minha vida. Porque música por si só é bom, mas muitas delas acabam ganhando um sentido maior. Coisas boas, ruins, engraçadas, felizes ou mesmo tristes vêm na minha cabeça com estas músicas, que algum dia foram cantadas pra mim. Seja pessoalmente, por telefone ou MSN, seja com acompanhamento ou não, seja a sério ou de brincadeira, seja música boa ou música ruim: são pedacinhos do que eu sou.

Dez músicas que já cantaram pra mim

1. Patience – Guns n’ Roses

2. Coisinha do pai – Beth Carvalho

3. Tears in heaven – Eric Clapton

4. One – U2

5. A música que era trilha do comercial da caderneta de poupança Morada. (Até hoje procuro a música e não sei o nome certo. Acho que é “Concerto para uma só voz” ou algo assim.)

6. My guitar lies bleeding in my arms – Bon Jovi

7. A nova loira do tchan – É o tchan (Abafem e relevem… rs)

8. Debaixo dos caracóis dos seus cabelos – Caetano

9. Rosa – Pixinguinha

10. Do seu lado – Jota Quest

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Publicado em 10 Coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *