Amor e música

Eu era apenas uma burraldinha quando me apaixonei pela primeira vez. Típica paixonite adolescente, daquelas que você, do nada, e sei lá o porquê, passa a achar aquele menino da escola ou do bairro o último biscoito do pacote.

Um belo dia, ouvi ele tocando “Patience”, do Guns n’ Roses. Lindo, terrivelmente lindo e perfeito aquele momento. A partir daí, a música, que na época estava entre as mais tocadas nas rádios e na então iniciante MTV, passou a fazer parte da minha vida quase que como sinônimo daquela pessoa.

Por extensão, Guns em geral foi a trilha sonora oficial do meu primeiro “amor” e “Patience” era tocada exaustivamente no meu walkman, Lembro que gravei uma fita cassete INTEIRA com a mesma música, só pra não ter o trabalho de ficar rebobinando. Era automático: bastava ouvir para lembrar dele e de tudo o que significava.

Quando a gente se interessa por alguém, geralmente acaba se interessando também por seus gostos e preferências musicais. E não é à toa, não é falta de personalidade, nem falta de criatividade. Isso acontece porque, simplesmente, as músicas acabam refletindo a personalidade de quem você ama. E, se você gosta da pessoa, acaba se identificando com as músicas.

É incrível o poder que a música tem de canalizar emoções e representar sentimentos, marcando-os na nossa memória. Qualquer elemento pode ter esse poder: filmes, perfumes, fotos, lugares, livros, até mesmo objetos simples como uma caneta ou uma peça de roupa. Mas, sem dúvida a música é dos mais poderosos nesse sentido.

A música é uma arte que expressa o que a gente pensa, sente e deseja. Assim, não teria arte mais perfeita para associarmos ao amor. As mais lindas letras de músicas, são de amor. Amor feliz, amor saudoso, amor trágico, amor inocente, amor carnal, amor imperfeito, amor de conto de fadas, amor real. São retratos de um momento, de um sentimento, de uma pessoa. Seja música erudita, heavy metal ou funk. Seja uma MPB classuda ou aquelas bregas de rádio AM. Qualquer uma pode ser a música “de vocês”.

Até hoje, quando ouço “Patience”, lembro daquela pessoa, daquele sentimento e de toda uma série de acontecimentos da época. Se bobear, até um sorriso bobo e um friozinho na barriga acabam rolando. E isso está longe de significar que o sentimento daquela época ainda existe. Apenas revela uma saudade boa de se sentir.

Meu último affair era meio da night e por isso a trilha sonora era “Push up on me”, da Rihanna. (Nem vou citar a “Dança do Créu” pra não ficar envergonhada.) Mas também tinha um momento relax, com “You give me something”, do James Morrison.

Há alguns meses não paro de escutar John Mayer… As letras são lindas e as melodias, incríveis. Uma das minhas preferidas é “Slow dancing in a burning room”. Será que vem algo por aí? 😉

(Graças a Deus que até hoje nunca me apaixonei por uma pagodeiro. rs… Mas deixa eu ficar quieta, porque, como diz a minha mãe, a língua é o chicote do rabo.)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Publicado em www.MuleBurra.com.

35 comentários

  1. Mas como a Juju disse… realmente a língua é o chicote do rabo!
    sempre disse q nunca ficaria com um pagodeiro e uma vez acabei me envolvendo com um… mas graças a Deus acabou, e hj fico mtooooooooooo feliz por isso pq realmente… não tinha futuro!rsrs

    bjos

  2. “as mais lindas letras de música são de amor”.
    nem. vocês é que querem ver romancinho em tudo e se não tiver romancinho não pode ser bonitinho. cito wish you were here, entre outras do pink floyd, e wrapped around your finger, entre outras do police. são lindas, cheias de significado e não falam de amor 😛

    mas de resto, tudo o que tu falou é verdade. e “piora” se o cara for músico e for um relacionamento que se desenvolva muito pela internet. aí o cara fica mandando musiquinha e a bobinha (no bom sentido) do outro lado aceitando e se maravilhando com tudo. já mudei os playlists de algumas gurias por aí. sempre é o principal indício de que eu estou agradando.
    e também funciona na direção contrária.

  3. É, o Vinícius tá certo…se o cara é músico e toca o tipo de música que você gosta a coisa piora. Eu já tive uma experiência assim, ´passávamos o dia torcando músicas pela internet. No começo todas tinham um significado…até o momento em que o sem noção começou a me mandar umas músicas com umas letras nada a ver com a situação…aí eu reclamava e ele dizia que mandou pq a melodia era bonita ou a harmonia no trecho tal, ou o solo do meio era diferente. Mas aí o estrago já tava feito né? Avisasse antes de eu ter que ouvir “Teus beijos nunca maaaais, teu beijos nunca mais” e achar q era alguma mensagem!

    Enfim, música sempre mexe com a gente. Principalmente se somos burraldas romãnticas sonhadoras.

  4. Ah meninas fala sério ! quem não adora se deliciar ouvindo : Tem que ser você do Vitor e Léo … rsrsrsrs

    e da lhe capim … kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    bjs a todas

  5. Também me identifico muito com as músicas e claro que quando como capim sempre tem um músico por perto. Foram três no total, e o ultimo me marcou e me faz abrir aquele sorriso bobo, exatamento pq nosso gosto musical era parecido. E como um bom músico ele tocou pra mim diversas vezes, causando suspiros! hahaha
    “principe que é principe tem que tocar guitarra” meRmo.
    haja capim!

  6. Ahhhhhhh gente…

    nao tenho muito a comentar do post nao…

    eh que estou tao triste que vim postar mesmo assim.

    Resumindo: Eu era comprometida, estava numa fase de baixa, conheci Fulano… que me fez todas as promessas, terminei, ficamos juntos, MORAMOS JUNTOS!!!!!!!!!!!

    Poize… Fulano chega hj e me diz que me adora, que gosta de mim, mas que ama a ex…

    Sou mooooooooooito mule burra: mas tem um detalhe ainda – desisti de morar nos Estados Unidos para ficar com este FDP… (ok, ok… ja sei: a decisao foi minha, ninguem encostou uma arma na minha cabeca). Agora eh aprender e ir em frente…

    Mas ta doendo tanto… alguem tem ae alguma solucao ou paliativo para aplacar esta dor?

  7. Puts, tive um namoradinho que foi marcado por musicas! até hoje a gente se manda musicas! mas enqto o romance durou, e acabou e voltou e acabou, sempre tiveram musicas para marcar esses inicios e finais!
    engraçado né!?
    A Musica é a alma do mundo!
    =D

  8. Impossível eu me apaixonar por um pagodeiro ou axézeiro. Porque a coisa não fica só na música. A pessoa acaba caminhando no sentido contrário ao seu em todos os outros quesitos. Impressionante!
    Daí… não rola mesmo.

  9. Ain, só de lembrar das minhas trilhas sonoras, seja dos antigos amores ou do atual, eu ja fico arrepiada! hehehehe
    Musica é inexplicavel, te tras todos os sentidos, sentimentos e todas as lembranças para aquele momento…
    Ai vem o sorriso bobo, ou a lágrima de brinde!
    Que querem dizer: “valeu a pena!”
    Afinal de contas hoje em dia o mundo ta precisando tanto de sentimentos bons, que eu considero uma honra poder senti-los por alguem, sejam correspondidos ou não!
    Tem gente que não consegue se envolver, é isso é triste, prefiro “sofrer ” e quebrar a cara as vezes… é sinal de VIDA!

    Beijos
    E Música é Vida!

  10. Essa vai para a KaH: todas nós já passamos por alguma situação parecida… às vezes até pior. Já desisti de um emprego maravilhoso, mudei de cidade e qdo. achava que minha lua-de-mel ia começar, pufff!! o príncipe virou sapo, aliás, MONSTRO mesmo. Perdi tudo, fiquei sem dinheiro, sem emprego e estava longe de casa, por causa de um cara que era verdadeiramente um psicopata.
    Por isso, “sentada” na experiência te digo: o tempo e a fé em ti vão fazer tu dar a famosa e esperada volta por cima. Não te desespera, vive o ‘luto’ e as coisas começam a dar certo de novo. Se perdeste uma boa oportunidade por causa dele, não esmorece, daqui um tempo uma nova oportunidade surge. SEja autêntica, aceite seu sofrimento, e com o tempo, tudo se ajeita! Boa sorte, força e felicidades.

  11. MAIS UM POCO PARA A KAH: ESCLARECENDO: QDO. DIGO ACEITAR SEU SOFRIMENTO QUERO DIZER PARA VIVERES A DOR E NÃO NEGÁ-LA. QDO. A TEMPESTADE PASSA, NÃO SOBRAM RESQUÍCIOS DE SENTIMENTO QUE POSSAM TE FAZER TER UMA RECAÍDA. ABRAÇÃO

  12. Ah, eu amo música! 🙂
    São tantas músicas que falam por mim. Além do fato de me lembrarem momentos (viagens e festas) e pessoas (amores e amigos).
    Ótimo post! As músicas listadas nos últimos parágrafos me fizeram lembrar de alguém… hahhaah

  13. LOLO:

    Obrigada pelas palavras… sao inspiradoras.

    Nao estou negando a minha dor nao: estou chorando, bebendo, xingando, ligando, fazendo papel de muleburra, etc etc, as coisas de sempre.

    Estou tentando pensar nele como uma pessoa que eu amo, mas que nao existe mais nesse mundo, como se ele tivesse “morrido”… so assim pro sofrimento ficar mais palatavel.

    Beijo e obrigado pela forca.

  14. UHHAAUHAUHAUHauhaUHauhauh
    nooooosssssa
    perfeito o teu post.
    Ja namorei pagodeiro, dj de rave, surfista meu deus
    ahahahahahaha
    e ai consequentemente ja fui morena do tchan pra acopanhanr o ze pagode, maria rave com o dj e rata de praia com o surfista
    agora to quase maria supino
    hohohohohoho…

  15. Hahaha! Morri… Eu jurava NUNCA me apaixonar por um cara que gostasse de axé e sertanejo, mas apaixonei né. Agora ouço as músicas mais terríveis do gênero e lembro do homem em questão! Tão triste huhuauhauha E concordo com o que a “Engraçadinha” disse… querendo ou não, as coisas caminham em direções opostas em várias coisas. Eu tou aqui fazendo programinhas roquenrol no carnaval, e ele curtindo carnaval de rua com todas as putarias possíveis! Eu? Sento e choro! HI-ON!

  16. fala sério a música realmente é a alma do negocio, mas aí fica ouvindo pagode pra lembrar do cara nada haver…
    é de se desesperaaaar!!!!!!!![kkkkk]
    bjs…

  17. Queria dizer Jujumenta que me identifico com vc e dizer que vc é normal, viu amiga?!!!
    Mas porque o site diz que a mulher é burra? Não capitei o raciocinio…..Beijossssss………

  18. CLASSICO!!! Isso é classico!!!

    Meu, meu ex canta new metal, imagina neh, passava ouvindo berros, guturais, guitarras e afins. Como minha mãe diz musica que parece que ta vomitando. Escutei, virei fã desse tipo de música. Terminamos e o gosto ficou. Agora a paixonite escuta funk!!!! OMG!!! COmpletamente ao avesso e pior, qnd menos percebo eu to cantando MC Sapão ou MC Koringa, vê se pode isso…Até Ivete Sangalo que eu detestava ja esta na minha lista do top 50. O amor é coisa pra psicologo, deixa a gente cada vez mais doido!!!

  19. Juju quer outra coisa que marca muito os relacionamentos::: o cheiro, o perfume da pessoa. Só de sentir, seja andando na rua, ou procurando pelo cheiro já vem na mente a pessoa e as situações vividas… elailá… Bjs *)

  20. Realmente o efeito da música sobre nossos coraçõezinhos e cabecinhas são extremamente absurdos. Fiz um trabalho sobre a Influência da música na educação e, na abertura do trabalho, pudemos identificar como esta se faz extremamente importante na vida de cada um de uma maneira diferente, mas muito especial. Música pra chorar, pra sorrir, pra sentir saudade, pra desestressar..Enfim: MUSICA. Trilha sonora do 1 amor? Uqem é que não ouve aquela música antiga e fica arrepiada não é mesmo. Ótimo post. Parabéns!

  21. Ai, a trilha sonora do meu primeiro amor era “morango do nordeste” [xuta que é macumba, musica do capeta!] … mas é sério, trite e sério, quase patológico.
    Não sei bem porque,néam… afinal ele era o carinha mais rockeiro da escola! rsrs
    acho que o meu ‘coração balão” é meui surdo, além de burro, é claro!! rs

  22. Por favor, ninguém toque Roberto Carlos perto de mim… É de me fazer chorar até a última lágrima, pois o EX era o fã nº 1 do Rei!!! Ainda bem que ele aparece mais nos finais de ano… Até o final desse, quem sabe a dor já passou…

  23. Kralho… ai.. casa comigo?
    kakakakakaak
    mmmttt foda oq tu escreveu ai.. e realmente a musica eh uma parada q mexe mt mesmo.. e realmente ajuda a marcar…

    Ah.. e pq tanta briga com pagode heim?
    eu escuto simplesmente de tudo mesmo… desde John Mayer até Pixote…
    e pra kem nao curte pagode… escuta uma deles q eh foda demais…

    chamo nome da musica eh Saudade de Nós… e se encaixa bem nisso ai!!

  24. “nunca mais teus beijos nunca mais teus beijos”!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essas meninas sei nao viu!!!!!!se apaixonar por crente e ficar ouvindo hino o dia inteiro!!!!kkkkkkkkkkkkkk de maiss viuuu!!!

    musico????sei la quantos!!sinceramente sao os melhores.principlamnte se tocam guitarra!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *